"O povo de toda a Itália afluía, em número sempre crescente, a Florença. A famosa Duomo não mais comportava as enormes multidões. O pregador, Jerônimo Savonarola, abrasado com o fogo do Espírito Santo e sentindo a iminência do julgamento de Deus, trovejava contra o vício, o crime e a corrupção desenfreada na própria igreja. O povo abandonou a leitura das publicações torpes e mundanas, para ler os sermões do ardente pregador: deixou os cânticos das ruas, para cantar os hinos de Deus. Em Florença, as crianças fizeram procissões, coletando as máscaras carnavalescas, os livros obscenos e todos os objetos supérfluos que serviam à vaidade. Com isso formaram em praça pública uma pirâmide de vinte metros de altura e atearam-lhe fogo. Enquanto o monte ardia, o povo cantava hinos e os sinos da cidade dobravam em sinal de vitória." - Trecho retirado do livro Heróis da Fé de Orlando BoyerAqui começa um série de ministrações sobre pessoas radicais por Jesus, quero começar falando que durante todos estes textos que nos acompanharemos toda sexta-feira, que possamos abrir nossos corações para uma real mudança.
O texto acima relata um trecho do ministério de Jerônimo Savonarola, um homem filho de pais mundanos, mas que desde criança quando teve um encontro com Deus nunca mais deixou a presença do Senhor. Se formos observar a vida de Savonarola poderemos ver o quanto ele priorizava a oração e a leitura da palavra. Se queremos ser radicais temos que aprender a ter relacionamentos radicais com Cristo.
Jerônimo durante sua vida teve várias fases, em um monastério dos muitos que esteve começou a pregar, mas logo deixou de fazê-lo, pois as pessoas não compareciam, então em um certo dia teve uma visão de Deus, onde Deus falava para que Ele pregasse sobre as calamidades que sobreviriam sobre a igreja, então ele foi.
Ele foi cumprir as ordens de Deus, mas enfrentou muita resistência, entre, ameaças, subornos, favores para que ele parasse de falar a verdade, mas ele prosseguiu, uma pessoa radical nunca negocia seus valores!
Prosseguindo, então Deus trouxe um grande avivamento sobre a Itália e as pessoas abandonaram seus pecados, como vimos no texto acima e Jerônimo a cada dia aumentava mais sua intimidade com Deus. Radicais são um instrumento de avivamento!
Então Jerônimo foi queimado em praça pública por ordem do papa, mas em nenhum momento negou a Cristo, suas palavras foram: "O Senhor sofreu tanto por mim!" e então partiu, mas o seu legado ajudou que toda uma geração fosse resgatada!
"Radicais por Cristo não impactam somente sua geração, mas as marcas de suas palavras ecoam por toda a eternidade"
Escrito por Luiz Lisboa
0 comentários:
Postar um comentário
Esteja a vontade para comentar, mas lembre-se seu comentário será avaliado!